sábado, 24 de setembro de 2011

Aristóteles



Viveu entre 384-322 a.C, nasceu na península Macedônica no norte da Grécia.
Seu pai era médico da corte, que na época tinha como rei Felipe II, pai de Alexandre o Grande.
Em 371 a.C Aristóteles entrou na Academia de Atenas e virou discípulo de Platão.
Aristóteles foi tutor de Alexandre. Quando Felipe II morreu Aristóteles voltou para Grécia e fundou sua própria escola, o Liceu.
Montou um sistema filosófico com 57 livros que abordavam diversas temáticas como:Lógica; Retórica (poética/ linguística), que tratavam do pensamento; Metafísica (existência do homem, Deus); Política; Biologia (descrição precisa de seres vivos); Química (alquimia); Física (movimentos retilíneos e circulares dos corpos); Astronomia (Universo).
No modelo aristotélico o Universo era geocêntrico e dividido em duas camadas; a camada sublunar que era o espaço entre a Terra e a Lua, dentro deste limite tudo era formado por quatro elementos fundamentais: Fogo, Ar, Terra e Água; e a camada supralunar que ia da Lua até a esfera das estrelas fixas, onde tudo era formado por Éter ou quintessencia, nesse limite do Universo tudo era considerado como eterno/imutável.
Os movimentos circulares eram os movimentos dos corpos celestes, já os movimentos retilíneos eram os movimentos descritos pelos objetos, segundo Aristóteles "em busca de seu caminho natural". Por exemplo, uma pedra caía porque a terra era seu lugar  natural, o fogo subia porque o sol era visto como uma bola de fogo e origem do fogo existente na Terra.
Aristóteles possuía uma filosofia de observação detalhada e qualitativa, o uso de instrumentos mediadores não era aceito. Pela qualidade e fundamentação de suas ideias rendeu a Aristóteles um recorde na história da ciência de 2000 anos.

 Referências:

 VERDET, Jean-Pierre. Uma História da Astronomia. Tradução, Fernando Py. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1991

 Universe - Robert Dinwiddie ... Kevin Tildsley, Philip Eales, Iain Nicolson.  Book is published 2005-10-06 by Dorling Kindersley Publishers Ltd

Nenhum comentário:

Postar um comentário