sábado, 24 de setembro de 2011

Aristarco de Samos


Aristarco viveu por volta de 320 à 270 AEC*. Nasceu na ilha de Samos, que fica ao leste do Mar Egeu, na Grécia.
Foi o primeiro a propor um sistema heliocêntrico, porém seu sistema foi rejeitado e ressuscitado por Copérnico mais tarde.
Muitos escritos se perderam no incêndio da biblioteca de Alexandria, que na época era um dos maiores acervos literário, científico, etc... Hoje pouco se sabe sobre os trabalhos de grandes cientistas da época, dentre eles, está Aristarco.
Um dos poucos trabalhos que se salvaram de Aristarco se refere às proporções do Sol comparado com a Lua, sendo sua conclusão que o Sol seria muito maior que a Lua.
Até chegar a essa conclusão uma primeira hipótese surgiu como a idéia de uma órbita circular da Lua ao redor da Terra. Ao observar a face iluminada da Lua pôde constatar qual era a posição do astro rei.

Fases da Lua com o Sol infinitamente longe.

Com esse modelo inicialmente se concluiu que o Sol só poderia estar no infinito, pois os raios solares pareciam incidir sobre a Lua ortogonalmente. Porém após a contabilidade dos dias notou se que levavam mais dias para que a Lua ficasse minguante (ponto b) da fase crescente (ponto d), que crescente da fase minguante.  Assim se concluiu que o Sol não poderia estar no infinito, mas há uma distância muito grande a ponto de parecer que os raios solares incidiam sobre o planeta e o satélite ortogonalmente.

Diferença de tempo entre as fases da Lua

 PONTOSFASE DA LUA 
Cheia 
Minguante 
Nova 
 Crescente

Ao observar um eclipse solar, notou-se que a Lua é capaz de tapar todo o Sol. Aristarco concluiu então que o Sol é muito maior que a Lua e está muito distante, reforçando a idéia de que o Sol com sua enorme massa não se moveria no espaço e sim a Terra que deveria girar ao redor dele.

Aristarco também realizou a medida do diâmetro da Lua comparando com o da Terra, observou então um eclipse lunar, onde a Lua passa pela sombra da Terra. Sabendo a duração do eclipse e da velocidade aparente foi possível determinar o diâmetro da Lua, que apresentou ser três vezes menor que o da Terra. Hoje sabemos que o valor mais exato é aproximadamente 3,7 vezes menor.

Esquema de um eclipse lunar com várias posições da Lua com o decorrer do evento.
*AEC= Antes da Era Comum. Vou usar essa abreviação para o que alguns ainda dizem "antes de Cristo". Hoje sabe se que Cristo não nasceu exatamente no ano dito 1º do calendário gregoriano, mas sim alguns anos antes.


 Refêrencia:
CANIATO, Rodolpho. [Re] descobrindo a Astronomia. Campinas, SP. Editora: Átomo, 2010. (coleção Ciência e Entretenimento).
VERDET, Jean-Pierre. Uma História da Astronomia. Tradução, Fernando Py. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1991.
Era Comum:Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário