Pois bem os Pré socráticos fizeram além disso; deram origem às primeiras teorias consistentes sobre este assunto.
Anterior a eles era normal as pessoas estudarem os fenômenos naturais e descrevê los, de uma forma empirista.
Tales de Mileto foi o precursor na idealização de elementos que supostamente deram origem a todas as coisas. Tales acreditava que a água por ser um elemento vital para os seres vivos, seria o elemento fundamental. Pela iniciativa de tentar explicar tal fenômeno, Tales de Mileto foi considerado o pai da Física jônica e consequêntemente da Filosofia.
Uma nova concepção foi elabrada por um dos membros mais brilhantes da escola de Mileto, Anaximandro, este propôs que o ilimitado tenha sido o elemento fundamental para a formação de tudo o que se existia. Em um fragmento diz Anaximandro: "A natureza do Ilimitado é eterna e não envelhece"(Hipólito, Refutação de todas heresias,I,IV).
Agora em um conjunto de idéias, Teofrásto, Anaxágoras e Anaximandro expõem que o substrato é uma natureza única, inicialmente essa idéia foi levantada por Anaxágoras.
Sim é isto mesmo, Anaximandro defendia duas visões, a sua própria de que as coisas foram formadas a partir do ilimitado e a partir do substrato que é uma única natureza.
Por fim a concepção mais complexa seria de que os números fossem os elementos fundamentais, essa hipótese foi levantada por Pitágoras de Samos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário