sábado, 24 de setembro de 2011

Aristarco de Samos


Aristarco viveu por volta de 320 à 270 AEC*. Nasceu na ilha de Samos, que fica ao leste do Mar Egeu, na Grécia.
Foi o primeiro a propor um sistema heliocêntrico, porém seu sistema foi rejeitado e ressuscitado por Copérnico mais tarde.
Muitos escritos se perderam no incêndio da biblioteca de Alexandria, que na época era um dos maiores acervos literário, científico, etc... Hoje pouco se sabe sobre os trabalhos de grandes cientistas da época, dentre eles, está Aristarco.
Um dos poucos trabalhos que se salvaram de Aristarco se refere às proporções do Sol comparado com a Lua, sendo sua conclusão que o Sol seria muito maior que a Lua.
Até chegar a essa conclusão uma primeira hipótese surgiu como a idéia de uma órbita circular da Lua ao redor da Terra. Ao observar a face iluminada da Lua pôde constatar qual era a posição do astro rei.

Cláudio Ptolomeu

Na época de Ptolomeu não existia separação no estudo de Astronomia e Astrologia. Por isso que quando se busca estudos antigos sobre uma das áreas, o que se encontra é uma Astronomia permeada pela mitologia que ronda a Astrologia.
É muito importante que ao estudar a Astronomia hoje, se saiba separar uma coisa da outra. Visto que hoje a própria Astrologia é mostrada como uma pseudociência.
O mérito é de Ptolomeu de construir o primeiro mapa mundi localizado por suas coordenadas, considerando a Terra como esférica.
Escreveu diversas obras, porém grande parte se perdeu no incêndio de Alexandria. Sua única obra que se salvou, contempla a reunião de todas as conquistas “científicas” até aquela época, juntamente com alguns fatos históricos importantes, como "a rejeição de Hiparco contanto ao modelo heliocêntrico de Aristarco" e "a imutabilidade das estrelas de Aristóteles".
Ptolomeu não só explicou a Terra como no centro do Universo, mas também colocou epiciclos nos deferentes das órbitas dos outros planetas (que segundo Ptolomeu giravam ao redor da Terra, inclusive o Sol).

Galileu e a Teoria Copernicana

É visto na teoria de Copérnico não apenas a verdade dos princípios conquistados, mas a certeza da validade universal de seus métodos, que por sua vez corresponde à orientação dinâmica da vida da cultura que inicia a Idade Moderna. A teoria de Copérnico é perfeitamente clara em Galileu, dado seu silêncio sobre as leis Keplerianas. Porém mais tarde ele acabou refutando Kepler ao mostrar que o saber tradicional opõe se à hipótese heliocêntrica. Galileu põe em evidência a estreita relação entre a teoria de Copérnico e a posição teórica geral da nova ciência físico-matemática, mostrando a universalidade dessa última. Apoiando-se na hipótese do movimento de revolução terrestre, Galileu introduziu: a infinidade e homogeneidade do universo, a relatividade das posições e dos movimentos, a simplicidade estrutural e coerência da natureza. Por fim baseado nos princípios do heliocentrismo, Galileu pressentiu e delineou os princípios essenciais da concepção moderna da vida.
Classificam-se em quatro grupos as idéias extraídas do Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo.

Aristóteles



Viveu entre 384-322 a.C, nasceu na península Macedônica no norte da Grécia.
Seu pai era médico da corte, que na época tinha como rei Felipe II, pai de Alexandre o Grande.
Em 371 a.C Aristóteles entrou na Academia de Atenas e virou discípulo de Platão.
Aristóteles foi tutor de Alexandre. Quando Felipe II morreu Aristóteles voltou para Grécia e fundou sua própria escola, o Liceu.
Montou um sistema filosófico com 57 livros que abordavam diversas temáticas como:Lógica; Retórica (poética/ linguística), que tratavam do pensamento; Metafísica (existência do homem, Deus); Política; Biologia (descrição precisa de seres vivos); Química (alquimia); Física (movimentos retilíneos e circulares dos corpos); Astronomia (Universo).
No modelo aristotélico o Universo era geocêntrico e dividido em duas camadas; a camada sublunar que era o espaço entre a Terra e a Lua, dentro deste limite tudo era formado por quatro elementos fundamentais: Fogo, Ar, Terra e Água; e a camada supralunar que ia da Lua até a esfera das estrelas fixas, onde tudo era formado por Éter ou quintessencia, nesse limite do Universo tudo era considerado como eterno/imutável.
Os movimentos circulares eram os movimentos dos corpos celestes, já os movimentos retilíneos eram os movimentos descritos pelos objetos, segundo Aristóteles "em busca de seu caminho natural". Por exemplo, uma pedra caía porque a terra era seu lugar  natural, o fogo subia porque o sol era visto como uma bola de fogo e origem do fogo existente na Terra.
Aristóteles possuía uma filosofia de observação detalhada e qualitativa, o uso de instrumentos mediadores não era aceito. Pela qualidade e fundamentação de suas ideias rendeu a Aristóteles um recorde na história da ciência de 2000 anos.

 Referências:

 VERDET, Jean-Pierre. Uma História da Astronomia. Tradução, Fernando Py. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1991

 Universe - Robert Dinwiddie ... Kevin Tildsley, Philip Eales, Iain Nicolson.  Book is published 2005-10-06 by Dorling Kindersley Publishers Ltd