sábado, 8 de janeiro de 2011

Asteróides X Cometas

Os asteróides se diferenciam dos cometas, pois os cometas são na verdade poeira congelada que quanto mais perto do Sol apresentam uma cabeleira brilhosa oposta a ele ( que nada mais é que os ventos solares empurrando a poeira para trás).

Já os asteróides são pedaços de rocha, não apresentam cabeleira e possuem órbitas elípticas e muitas vezes muito fora do plano da órbitas dos planetas. Geralmente se agrupam em certos pontos específicos do Sistema Solar como os conhecidos: Cinturão principal de asteróides (entre Marte e Júpiter) e o Cinturão de Kuiper (além da órbita de Netuno).

Esse comportamento é devido principalmente pelo agrupamento que Júpiter e Netuno conseguem provocar com suas atrações gravitacionais, o motivo dos asteróides não saírem desta região é porque seus períodos orbitais estão em ressonância com os períodos orbitais destes corpos celestes maiores.
Os Asteróides possui algumas nomenclatura de acordo com o lugar que ele se encontra, emxemplo: quando um asteróide está no espaço é chamado de meteoróide ou asteróide mesmo; quando se aproxima de algum outro corpo celeste (planetas) é chamado de meteoro e quando atinge ao solo de um planeta é chamado de meteorito (por seu tamanho pequeno).

Os cometas por outro lado também possuem órbitas elípticas,porém muito mais excêntricas e por tal motivo é visto uma única vez e some por milênios, pois suas órbitas podem sair muito fora da órbita de Plutão.

Quando olhamos para o céu e vemos um risco alguns costumam dizer que é uma estrela-cadente, porem é o momento em que um asteróide entra em combustão ao se chocar com a camada atmosférica.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Asteróides na história de nosso planeta.


Há cerca de 65 milhões de anos estima se que os dinossauros foram instintos provocado pela colisão de um meteorito contra o planeta Terra.
Consequência da alta temperatura do solo, foi a evaporação da água que deixou o planeta por tempos imerso em trevas, completamente escuro coberto por densas nuvens.
Havendo a impossibilidade da entrada da luz solar até a superfície terrestre as plantas deixaram de fazer fotossíntese e começaram a morrer. Houve então o desequilíbrio da cadeia alimentar, afinal,

SEM PLANTAS -> SEM HERBÍVOROS -> SEM CARNÍVOROS -> ... = EXTINÇÃO

não tanto pelo impacto que os animais sofreram com a colisão do meteorito, mas sim a falta de alimentação tenha sido o maior motivo para a ocorrência da extinção dos dinossauros.