quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pré Socráticos

Você já se perguntou, como, quando, onde ou quem explicou pela primeira vez do que todas as coisas são feitas? Nunca?
Pois bem os Pré socráticos fizeram além disso; deram origem às primeiras teorias consistentes sobre este assunto.
Anterior a eles era normal as pessoas estudarem os fenômenos naturais e descrevê los, de uma forma empirista.
Tales de Mileto foi o precursor na idealização de elementos que supostamente deram origem a todas as coisas. Tales acreditava que a água por ser um elemento vital para os seres vivos, seria o elemento fundamental. Pela iniciativa de tentar explicar tal fenômeno, Tales de Mileto foi considerado o pai da Física jônica e consequêntemente da Filosofia.
Uma nova concepção foi elabrada por um dos membros mais brilhantes da escola de Mileto, Anaximandro, este propôs que o ilimitado tenha sido o elemento fundamental para a formação de tudo o que se existia. Em um fragmento diz Anaximandro: "A natureza do Ilimitado é eterna e não envelhece"(Hipólito, Refutação de todas heresias,I,IV).
Agora em um conjunto de idéias, Teofrásto, Anaxágoras e Anaximandro expõem que o substrato é uma natureza única, inicialmente essa idéia foi levantada por Anaxágoras.
Sim é isto mesmo, Anaximandro defendia duas visões, a sua própria de que as coisas foram formadas a partir do ilimitado e a partir do substrato que é uma única natureza.
Por fim a concepção mais complexa seria de que os números fossem os elementos fundamentais, essa hipótese foi levantada por Pitágoras de Samos.